terça-feira, 16 de novembro de 2010
HISTÓRIA DA ANATOMIA
O estudo da anatomia começou nos primórdios da história humana. O homem pré-histórico já observava à sua volta a existência de seres diferentes de seu corpo, os animais. Com isso, passou a gravar nas paredes das cavernas e fazer esculturas das formas que via. Assim passou a notar detalhes, que hoje nos permite identificar as espécies animais descritas.
Os primeiros cientistas Anatomistas e Médicos foram os egípcios. Após vieram os Mesopotâmios.
Na antiguidade foram os gregos que denotaram um maior avanço no estudo da anatomia, com Asclépio. Depois de Asclépio, vieram sucessores, constituindo escola, como por exemplo: Galeno e Aristóteles;
Os Anatomistas estudaram sempre às escondidas, pois era proibido o uso da dissecação.
Os estudos provenientes nessa época e nas seguintes, dependiam da autorização expressa do rei, ou corria-se o risco de ser preso e condenado.
Na Idade Média, foi LEONARDO DA VINCI quem contribuiu muito para a anatomia. Estudando com finalidade de buscar a perfeição em suas formas artísticas, acabou por contribuir com a descrição de partes do corpo. Michelangelo também estudou o corpo humano a fundo.
Andreas Vesalius- Foi um inovador, mudando a metodologia de ensino da época. Mostrou com as próprias mãos como se fazia uma cirurgia. Insistia para que seus alunos também dissecassem.
As dissecações eram feitas em porões, adentrando as madrugadas. Como não havia um curso de medicina ou de anatomia, os discípulos deviam acompanhar os grandes cirurgiões - anatomistas.
Com o passar dos anos, viu-se a necessidade de se criar faculdades de medicina veterinária, e com isso, instituiram-se os laboratórios. A primeira escola de Anatomia a se destacar na Europa foi a Escola de Salerno, onde era feita a dissecação de forma efetiva em animais, acompanhando os livros de Galeno.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário