Páginas


quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Classificação biológica

Os seres vivos são classificados por meios de critérios pré-estabelecidos, isto é, usamos regras de classificação de acordo com a necessidade e com o sistema de classificação adotado.
No estudo dos seres vivos, notamos uma enorme biodiversidade, diferentes formas de vida com diferentes habiats e complexos mecanismos de adptações ao ecossistemas de nossa biosfera.
Existem desde seres gigantes até os microscópicos, vivendo em todas as localidades do planeta. Para facilitar o estudo e a compreensão desses seres vivos, eles foram agrupados em cinco reinos: Monera, Protista, fungos, plantas, animais.
Monera- Seres simples, unicelulares, sem núcleo diferenciado. Este reino compreende as bactérias, as cianofíceas e os micoplasma.
Protistas- Reune os seres unicelulares com núcleo diferenciado. São organismo mais complexos do que os do reino monera. São unicelulares e podem viver nos mais diferentes ambiente. Compreendem os seguintes seres: os protozoários, as algas unicelulares, mitocôndrias.
Fungos ou fungi- seres uni e pluricelulares e adorofilados. O reino fungi é dividido em varias classe sendo as principais: os ficomicetos ascomicetos, basidionricetos e deuteromicetos.
Reino Plantae (ou Plantas)- São pluricelulares e possuem capacidade fotossintetica em sua maioria dividi-se em dois grupos: criptógamos e fanerógamas.
Animais (Animalia)- São seres pluricelulares e heterotróficos, isto é, incapazes de fabricar seu próprio alimento. Este reino possui grande diversidade de formas e tamanhos. Reproduzem-se sexuada e assexuadamente. Neste reino encontram-se os seres vertebrados e invertebrados, distribuidos em noves principais filos: plorifilos, celenterados, platelmitos, asquelmitos, analideos, molusculos, antropodes, cordados e equinodermos.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário